terça-feira, 30 de outubro de 2007

Preparação dos Seminários

Hoje, com a assistencia de Amaleide, mestranda de Bonilla, nos organizamos para o seninário a começar na próxima semana. Diante de vários textos procuramos selecionar (tarefa difícil) os textos que nos servirão de suporte e nos ajudarão a compartilhar com a turma a história e as problemáticas deste aparelho tecnológico amado por milhões(bilhões?) e odiado por alguns. Será um seminário diferente dos que estamos acostumados a realizar. Na verdade nos remete a uma única experiência anterior que foi na disciplina de Didática com a professora Alessandra. A proposta da professora Bonilla é que abordemos o tema apresentando questões para a discursão.
Desse modo, não teremos uma equipe apresentando um assunto previamente estabelecido; mas uma sala discutindo e apresentando questões soluçoes e/ou sugestões a serem discutidas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cibercultura e conceitos

  • A exemplo do que ocorrera na aula anterior, nesta (23/10) foram também apresentados pelos alunos, com a assistência da professora Bonilla, alguns conceitos ligados a cibercultura. Podemos dizer que apesar de já termos ouvidos tais conceitos "por aí", as idéias eram vagas. A apresentação dos conceitos e a discursão(interação?) (interatividade?) no grupo ajudou a clarear a compreensão. Foi tranquila a apresentação e mesmo aqueles que não sabia que teria que socializar seu conceito (opa!) foi surpreendido com a postura da professora que facilitou e suscitou a lembrança do que havia sido lido e desta maneira todos foram envolvidos e participaram. Polêmico mesmo foi o conceito de Interatividade. Concluímos sabendo que não sabemos ao certo a diferença entre interatividade e interação. Os conceitos estudados e seus significados foram: Cibercultura-A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. Ciberespaço - é o espaço das comunicações por rede de computador. Sua comunicação acontece de forma virtual. Faz uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet.Também conhecido como Cyberespaço, termo muito comum na ficção científica, possui variações para vários outras denominações referente à Internet, Cyberpoeta, Cyberpunk e outros mais. Comunidade virtual - Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Rede - Uma rede é uma quantidade de pontos (os nodos) interligados por relações que podem ser de vários tipos.O conceito de rede foi entretanto para um vasto leque de disciplinas, que vão da sociologia (redes sociais) à informática (redes de computadores). Inteligência coletiva - é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet. Geração net - é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet. Virtualidade - Com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede, se popularizaram os termos "virtual" e "virtualidade". Popularmente, chama-se "virtual" tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. Inteligência articial - (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Portal - um portal é uma página geral sobre um determinado tema ou área do conhecimento que tem por objectivo ajudar o leitor/contribuidor a encontrar informação específica sobre categorias, artigos, tarefas a desenvolver etc. Simulação - Em computação, simulação consiste em empregar técnicas matemáticas em computadores com o propósito de imitar um processo ou operação do mundo real. Desta forma, para ser realizada uma simulação, é necessário construir um modelo computacional que corresponda à situação real que se deseja simular. obs: há uma falha nesta definição, detectado durante a discursão do grupo, a situação não precisa ser necessáriamente real. Hipertexto - é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal. Interatividade - é o que possibilita ao indivíduo afetar e ser afetado por outro numa comunicação que se desenvolve num sistema de mão dupla que vamos analisar dentro da grande rede mundial de computadores, a internet.
  • Estes conceitos foram tirados da Wikipédia - A enciclopédia livre.

Hipertexto

Ao ouvirmos a palavra hipertexto logo associamos a um texto grande; bem grande. Mas, sabendo que teríamos que pesquisa-la, entendemos que haveria informações mais relevantes sobre ela. Eis o que encontramos: O Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal. Um conceito de Hipertexto precisa abranger o campo lingüístico, já que se trata de textos.
Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex. O dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um dos precursores da atual web. Outro personagem de grande importância histórica que é Douglas Engelbart diretor do Augmentation Research Center (ARC) do Stanford Research Institute, centro de pesquisa onde foram testados pela primeira vez a tela com múltiplas janelas de trabalho. O cientista de computação Theodore Nelson criou o termo "hipertexto" em 1965. O trabalho de Ted Nelson e muitos outros sistemas pioneiros de hipetexto com o "NLS" de Douglas Engelbart e o HyperCard, incluído no Apple Macintosh, foram rapidamente suplantados em popularidade pela World Wide Web de Tim Berners-Lee, embora faltasse à mesma muitas das características desses sistemas mais antigos como links tipados, transclusão e controle de versão. Concluímos que realmente o hipertexto é um texto imenso; mais a sua grandeza se processa na medida que dá acesso a outros, vários textos acoplados a ele através dos links, tornando o seu tamanho imensurável.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Dia das Apresentações

Foi mais ou menos 30 dias que tivemos para apresentarmos o resultado do nosso trabalho. Nonosso caso, era um vídeo sobre arte metareciclagem. Pânico, irritação, incredulidade, tudo isso esteve presente desde o anúncio deste trabalho até o final do prazo dado. confessamos que não gostamos da pressão a que fomos submetidos;(talvez alguém goste) tivemos problemas em casa( casada c/ três filhos) devido o tempo extra na faculdade em prol do aprendizado necessário para conhecer e poder utilizar o Softwer Livre e seus programas, até então totalmente desconhecidos , e por monopolizar o computador em busca de informações sobre arte metareciclagem, assunto este, também ignorado. Tivemos as oficinas; a professora Bonilla convidou pessoas habilitadas que falaram, inclusive com demonstrações sobre os programas que cada equipe precisaria utilizar para atingir seu objetivo. Um dos grandes obstáculos que tivemos foram as máquinas. Os computadores não ajudavam.Entendemos, pelo que a professora falou, que isso se deu devido a obsolescência dos aparelhos. No dia da apresentação, o nosso vídeo não estava pronto. Mas, ao contrário do que ocorrera durante todo o mês de setembro, não estavamos apavoradas; tinhamos dado tudo o que podíamos e não nos sentimos derrotadas. Cansadas sim; e muito. Percebemos durante a apresentação das equipes, que praticamente, todas estavam na mesma posição. Nosso vídeo, mesmo incompleto, foi assistido pela professora, pelos colegas e outras pessoas que e encontravam no local. Foi bem aceito e tivemos algumas sugestões para aprimorá-lo. Bem, uma grande aquisição com esse trabalho, foi a amizade com os bolsistas e voluntários da Rádio Faced e do GEC. Vimos de modo concreto o tão falado aprendizado com o outro. Também,( não poderia deixar de ser) é certo que não nos tornamos "expert" no assunto S.L., mas já demos um grande passo.