segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Inclusão ou exclusão?

Na aula do dia 28 , acompahamos a entrevista de um professor espanhol no Roda Viva onde ele defendia que a globalização só traria benefícios para as nações, inclusive o Brasil que ele acredita ter todas as possibilidades de vencer as dificuldades e competir com as grandes potências. Entendemos que o professor foi muito otimista (utópico?). Pois sem desconsiderar os grandes avanços em tecnologia, saúde, produtos para exportação, a parcela beneficiada com o desenvolvimento é ainda muito pequena. E mais, a força da propaganda dos produtos dos países centrais, destacando-se os E.U.A., é esmagadora em relação a produtos nacionais semelhantes. Com isto, a globalização, nos países periféricos, sem a atenção devida a esta realidade, pode contribuir para o aumento do desemprego e causar maior exclusão social. Passando ao texto básico 2, de LÉVI, Pierre, Cibercultura, que trata da nova relação com o saber, inferimos que apesar de ser incontestáveis e necessárias as mudanças na forma de ensino, acompanhando as mudança na sociedade, é preocupante; se no ainda atual modelo de ensino, em que, com pouco recurso "cuspe e giz" uma grande parcela da nossa população continua analfabeta (na Bahia dois milhões e quatrocentos mil), como incluir no mundo digital esse grande contigente, quando a demanda de recursos é bem maior?

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