sábado, 28 de março de 2009

Sabado Cultural



Hoje foi um marco para mim, no que diz respeito a passeios culturais. Acordei cedo! Antes das nove já estava no Farol da Barra, onde começaria meu sábado cultural. Foi d+. Visitei museus, praças, igrejas, ruas, mercado, ouvir histórias, dizeres de épocas e etc. Foi tudo muito bom!
Acabei de chegar. Eu tive o privilégio de ir com um professor de História que levava alguns de seus alunos do curso propaganda e publicidade para visitar alguns pontos turísticos e assim tirei muito mais proveito nessa minha excursão cultural!

Apesar de já ter ido várias vezes no Farol da Barra não conhecia o museu do Farol, o Museu Náutico da Bahia. Foi muito legal! A primeira aprendizagem é que além das cores da torre, no caso do Farol da Barra, branca e preta, a identificação do farol também se dá pela cores da luz que ele emite; a luz do Farol da Barra é branca(transparente) e vermelha; já a luz do Farol de Itapuã, é branca. Vi também os canhões e alguns utensilios de casa retirados do do Galeão Sacramento afundado em 1668 e outros modelos de embarcações da época da "descoberta" do nosso país.

Achei interessante a distinção entre as embarcações daquele momento: Nau, era uma embarcação de passageiro; Caravela, uma embarcação de carga e Galeão, uma embarcação de proteção. Me chamou a atenção, dentre muita coisa, um objeto de ferro onde se colocava sabão na estremidade e soltava no mar e com isto se identificava o tipo de material que estava nas profundidades, pois este vinha grudado no sabão. Era a tecnologia do momento. E era de ponta. Que Arte!
Saudações!

Nenhum comentário: