quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Apresentando o Seminário

Um tanto inseguras, começamos apresentando a história da televisão no Brasil. Fomos a primeira equipe a se apresentar. Com dados históricos mostramos a rendição total dos brasileiros aos encantos e magias da TV que de 200 aparelhos, importados em 1950, hoje, 93% das residências possui ao menos um aparelho de televisão. Partindo deste fato, procuramos explorar as conseqüências desta adesão total. Começam as colocações e associações e ao tempo que isso nos aliviava de ver o grupo assumir conosco a responsabilidade da apresentação, surge também o medo de não controlar o processo e não saber onde as discussões vão dar. Com um assunto tão familiar não houve como não participar. Fatos pitorescos em algumas localidades com a chegada da tv; a mudança na rotina de casa por conta dos horários das programações em especial, novelas; a influência no cotidiano das pessoas como: modo de vestir-se, falar, lazer, estética etc. Não faltaram as experiências das professoras em relatar a dificuldade de seus alunos quanto ao aprendizado didático na escola, mas em contra partida o conhecimento amplo que tem da maioria das programações da tv. Entendemos que a tv é um instrumento poderoso que pode ser usado em benefício de seu público, se este for devidamente preparado para interpretar as diversas mensagens que ela veicula, muitas vezes, de maneira dúbia. E esta responsabilidade é papel principalmente da escola, que infelizmente rivalizando com a telinha, perde a oportunidade de penetrar no cotidiano das pessoas e ajuda-las a passar de uma posição de meros expectadores a cidadãos, aptos a assistir de tudo, mas reter somente o que é bom.
A professora Bonilla esteve o tempo todo presente, participando das discussões, ajudando nas perguntas que surgiram. Foi uma experiência boa e cremos que estamos, aos poucos, desconstruindo velhas formas de aprendizagem e construindo outras melhores. Tivemos uma experiência de seminário parecida com esta na disciplina de Didática no semestre passado.

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